Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Seminário sobre Conservação do Lince Ibérico e Conflitos Sociais, a realizar dia 29 Outubro 2018, na Faculdade de Biologia da Universidade de Sevilha.
Analisar a problemática da conservação do lince ibérico através dos projetos Life realçando aspetos como as reintroduções, conexão entre populações, aspetos sociais e interação humana.
Boletim de Inscrição: http://iberlince18.eventisite.com/inscription
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [1] => stdClass Object ( [id] => 2660 [ordering] => 2659 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => O Projeto IBERLINCE estará presente na FERCATUR em Ciudad Real [image_big] => images/noticias/Cartel de FERCATUR 2018 003.png [date] => 2018-05-22 08:26:00 [text] =>Nos dias 25, 26 e 27 de maio, terá lugar a nova edição da Feira de Caça, Pesca e Turismo, FERCATUR, em Ciudad Real.
A feira retoma ao seu antigo nome pelo reconhecido prestígio que ganhou durante os anos em que a mesma se realizou debaixo desta marca.
A FERCATUR 2018 apresenta-se como uma referência ao nível cinegético e o espelho da natureza na capital.
A organização da Feira preparou mais de 40 atividades de todos os tipos, direcionadas para os mais pequenos e adultos que terão o privilégio de conviver durante três dias obtendo conhecimentos e disfrutando do campo em todas as suas vertentes.
O projeto Life+Iberlince irá participar neste evento e, coloca à disposição de todos os visitantes, toda a informação sobre o desenvolvimento do projeto. Desta forma, a exposição “Territórios de lince” irá estar localizada no Quiosque Arena, para todo o público que queira conhecer em primeira mão e de uma forma mais aprofundada o Lince-Ibérico.
Da mesma forma, o projeto irá colocar à disposição dos visitantes um expositor com trípticos, folhetos e algumas lembranças para todos aqueles que queiram aprofundar conhecimentos acerca de como se está a proceder na reintrodução do felino mais ameaçado do mundo, em diferentes áreas da Península Ibérica e na região castellanoamanchega, mais concretamente.
Este ponto de informação estará localizado no stand que a Consejería de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural terá à disposição dos visitantes da feira.
O projeto Life+Iberlince é um programa transnacional, com financiamento europeu, que envolve dois países, Espanha e Portugal. Além disso, envolve quatro comunidades autónomas, Andaluzia, coordenadora do projeto, Extremadura, Região de Murcia e Castilla-La Mancha. Um total de 23 sócios distribuídos por todas as diferentes áreas de trabalho.
Em Castilla-La Mancha, são cinco os sócios que desenvolvem o projeto de reintrodução do lince: a Consejería de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, que dirige as ações, Aproca, WWF e FOMECAM.
O Projeto Iberlince convida-os a visitar e participar na feira, bem como a aprofundar os conhecimentos acerca de como se procedeu à reintrodução do lince-ibérico nos antigos territórios da Península Ibérica.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 2 ) [2] => stdClass Object ( [id] => 2600 [ordering] => 2599 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => Estão abertos vários Concursos do Clube de Amigos do Lince [image_big] => images/clubamigos/CAL.jpg [date] => 2018-04-06 15:50:00 [text] =>
O prazo para a submissão da participação em diferentes concursos organizados pelo Clube de Amigos do Lince do projeto Life+IBERLINCE "Recuperação da distribuição histórica do Lince-ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. LIFE10NAT/ES/570)", encontra-se aberto.
Trata-se de concursos de Desenho, Fotografia, Histórias ou Relatos e Microrrelatos.
O prazo de apresentação das candidaturas termina no dia 31 de maio de 2018, e as normas de participação podem ser consultadas nos seguintes links:
- Segundo concurso de DESENHO do Clube de Amigos do Lince para menores de 16 anos
- Segundo concurso de DESENHO do Clube de Amigos do Lince para maiores de 16 anos
- Primeiro concurso de FOTOGRAFIA do Clube de Amigos do Lince para menores de 16 anos
- Primeiro concurso de FOTOGRAFIA do Clube de Amigos do Lince para maiores de 16 anos
- Segundo concurso de RELATOS do Clube de Amigos do Lince para menores de 16 anos
- Segundo concurso de RELATOS do Clube de Amigos do Lince para maiores de 16 anos
- Primeiro concurso de MICRORRELATOS do Clube de Amigos do Lince para menores de 16 anos
- Primeiro concurso de MICRORRELATOS do Clube de Amigos do Lince para maiores de 16 anos
Contamos com a vossa participação.
* As primeiras candidaturas do concurso de desenho e de histórias foram declaradas nulas.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 1 ) )
Eventos
Ameaças
Ameaças ao Lince Ibérico
O Lince Ibérico é o felino mais ameaçado deste planeta, devido a várias razões. Em primeiro lugar, trata-se de um especialista de habitat e presa, pelo que as alteações destes afetam muito negativamente as suas populações com efeito, uma das causas mais importantes que provocou a quase extinção do lince ibérico foi a diminuição da sua principal presa, o coelho bravo, afetado pelo aparecimento das doenças virais: a mixomatose nos anos 50 e a doença hemorrágica vírica do coelho nos anos 80, que provocavam um decréscimo nas populações de coelho superior a 80%. Em segundo lugar, a transformação, fragmentação e destruição do seu habitat (a floresta mediterrânica, que congrega uma elevada biodiversidade e cuja alteração também afeta as populações de coelho bravo. Além disso, outra das ameaças foi a morte provocada pelo ser humano, por vezes de maneira involuntária, como o caso dos atropelamentos, e outras vezes intencional, como a utilização de técnicas ilegais e não seletivas de caça, furtivismo, uso de venenos, etc. Outra ameaça para as populações de lince ibérico que esta assumindo relevância nos últimos anos são as doenças. O lince ibérico é uma espécie com grande risco sanitário (existem escassos efetivos e uma alta densidade de indivíduos), pelo que a aparição de qualquer pico infecioso pode desprezar com facilidade e pode levar a extinção da população local. A isto se une a baixa variabilidade genética do lince, entre outros efeitos negativos, provoca uma fraca resposta do sistema imunitário.
As plantações florestais de pinheiros e eucaliptos terão sido uma das principais causas da destruição do habitat do lince ibérico
A montante da maior parte das ameaças que levaram o lince ibérico a estar nesta situação esta a falta consciencialização e sensibilização dos cidadãos para esta espécie. Desde o início dos projetos Life se tem trabalhado em divulgar a importância da espécie e os benefícios para a sua conservação. O Lince Ibérico tem uma especial importância desde os mais diversos pontos de vista:
- Ao nível da conservação, considera-se uma espécie umbrela (Umbrella species), quer dizer, a sua conservação implica indiretamente na proteção do seu habitat, a floresta mediterrânica e das espécies menos conhecidas que o coabitam. De acordo com o anexo II da diretiva habitat (diretiva 92/43/CEE de 21 de Maio de 1992, relativa a conservação dos habitats naturais da fauna e flora silvestres), classifica-se o lince ibérico como espécie prioritária, pelo que se considera necessário para a sua proteção a criação de zonas especiais de conservação, as ITI dentro da rede natura 2000, protegendo assim indiretamente a floresta mediterrânica e a fauna associada.
- Ecologicamente, ao ser um grande predador exerce um papel de controlador da abundância de outros predadores, como a raposa (vulpes vulpes), o saca-rabos, diminuindo a pressão que existe sobre a sua principal presa, o coelho-bravo, que se constitui também como a principal presa de outras espécies também ameaçadas como a águia imperial. Igualmente o lince ibérico ajuda na seleção dos exemplares mais sãos.
- Do ponto de vista socioeconómico, a sua presença provocou a sensibilização e consciencialização dos cidadãos para a proteção e conservação da floresta mediterrânica e da sua biodiversidade. Também, a presença de linces em zonas rurais, tratando-se de uma espécie endémica promove o turismo permitindo ingressos económicos nestas zonas.
- Por último, o lince ibérico é parte do nosso património natural tal como os monumentos históricos das nossas cidades e povoações, motivo pelo qual devemos contribuir para a sua proteção e conservação.
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais