Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
O prazo para a submissão da participação em diferentes concursos organizados pelo Clube de Amigos do Lince do projeto Life+IBERLINCE "Recuperação da distribuição histórica do Lince-ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. LIFE10NAT/ES/570)", encontra-se aberto.
Trata-se de concursos de Desenho, Fotografia, Histórias ou Relatos e Microrrelatos.
O prazo de apresentação das candidaturas termina no dia 31 de maio de 2018, e as normas de participação podem ser consultadas nos seguintes links:
- Segundo concurso de DESENHO do Clube de Amigos do Lince para menores de 16 anos
- Segundo concurso de DESENHO do Clube de Amigos do Lince para maiores de 16 anos
- Primeiro concurso de FOTOGRAFIA do Clube de Amigos do Lince para menores de 16 anos
- Primeiro concurso de FOTOGRAFIA do Clube de Amigos do Lince para maiores de 16 anos
- Segundo concurso de RELATOS do Clube de Amigos do Lince para menores de 16 anos
- Segundo concurso de RELATOS do Clube de Amigos do Lince para maiores de 16 anos
- Primeiro concurso de MICRORRELATOS do Clube de Amigos do Lince para menores de 16 anos
- Primeiro concurso de MICRORRELATOS do Clube de Amigos do Lince para maiores de 16 anos
Contamos com a vossa participação.
* As primeiras candidaturas do concurso de desenho e de histórias foram declaradas nulas.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 1 ) [1] => stdClass Object ( [id] => 2364 [ordering] => 2363 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 15/12/2017 – Workshop de divulgação do "Clube de amigos do lince" em Barrancos (Portugal) [image_big] => images/clubamigos/TallerD_BARRANCOS.jpg [date] => 2017-12-15 00:00:00 [text] =>
O projeto Life+IBERLINCE e o Clube de Amigos do Lince convida-os a participar no Workshop de divulgação na tua localidade.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [2] => stdClass Object ( [id] => 2366 [ordering] => 2365 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 13/12/2017 – Workshop de divulgação do "Clube de amigos do lince" em Alanís (Sevilla) [image_big] => images/clubamigos/TallerD_ALANIS.jpg [date] => 2017-12-13 00:00:00 [text] =>O projeto Life+IBERLINCE e o Clube de Amigos do Lince convida-os a participar no Workshop de divulgação na tua localidade.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [3] => stdClass Object ( [id] => 2286 [ordering] => 2285 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 976 [title] => 18/11/2017 - I Trail IBERLINCE de Barrancos [image_big] => images/noticias/I_Trail_Iberlince.jpg [date] => 2017-11-18 15:50:00 [text] =>Barrancos irá receber no dia 18 de Novembro de 2017 o I Trail IBERLINCE de Barrancos, cujo objetivo é sensibilizar a população para a necessidade da preservação do lince-ibérico em Portugal. Neste evento estão inscritos 511 participantes que irão percorrer os trilhos do lince-ibérico, passando por locais como o Castelo de Noudar e o Monte da Coitadinha. Espera-se boa disposição e promete-se muitas subidas e descidas, convívio e diversão!
O Trail Iberlince de Barrancos consiste em 3 tipos de provas: Mini Trail (11 km), Trail (21 km) e Trail Longo (40 km), estando o último integrado na Lacatoni Taça de Portugal de Trail, Zona Sul, prova do calendário da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP). Serão 40 pódios competitivos, em que serão premiados 120 atletas.
A iniciativa é organizada pelo Barrancos Futebol Clube com o apoio do projeto LIFE+ Iberlince, Município de Barrancos, Parque de Natureza de Noudar, Biogado e Agrupamento de Escolas de Barrancos.
Barrancos, no interior do Alentejo, irá receber no dia 18 de Novembro de 2017 o I Trail Iberlince de Barrancos. Este evento procura sensibilizar a população para a necessidade da preservação do lince-ibérico em Portugal. Os participantes irão percorrer os trilhos do lince, entre os quais o Castelo de Noudar, o Monte da Coitadinha, a Ermita das Flores, a ribeira do Múrtega e o rio Ardila, entre choças e moinhos, vales e montanhas.
O Sítio Moura/Barrancos é uma das áreas de ocorrência histórica de lince-ibérico, onde se pode encontrar o habitat adequado à sua presença, o bosque mediterrânico. Por se encontrar relativamente próximo da área de reintrodução de Valle del Matachel, é possível ocorrer a ocupação do Sítio Moura/Barrancos por animais dispersantes dessa área, que estejam em busca de novos territórios.
O Trail Iberlince de Barrancos consiste em 3 tipos de provas: Mini Trail (11 km), Trail 21 km) e Trail Longo (40 km), estando o último integrado na Lacatoni Taça de Portugal de Trail, Zona Sul, prova do calendário da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).
A iniciativa é organizada pelo Barrancos Futebol Clube (BFC) com o apoio do projeto Life+IBERLINCE, Município de Barrancos, Biogado e Agrupamento de Escolas de Barrancos. As inscrições podem ser feitas através do site www.acorrer.pt.
Castellar de Santiago irá acolher este fim-de-semana, nos dias 14 e 15 de outubro, a nova edição da feira itinerante gastronómico-cultural “Sabores del Quijote” que, nesta ocasião, realiza-se nesta localidade para valorizar a caça menor, mais concretamente, a perdiz vermelha.
Neste evento, também irá participar o projeto Life+IBERLINCE com a presença da exposição “Territórios de Lince”, que pode ser visitada por todos os visitantes desta feira de forma a comprovar-se como a região recuperou, com a presença do lince-ibérico, parte da biodiversidade perdida há décadas.
“Sabores del Quijote”, organizada pela Diputação Provincial com o apoio do Município e da Associação de Desenvolvimento Terras da Liberdade, pretende ser um impulso para o turismo nesta região promovendo produtos gastronómicos típicos da zona, com especial ênfase para a perdiz vermelha como prato principal.
Trata-se de uma feira onde a gastronomia se junta a atividades culturais e desportivas, criando um programa completo para preencher um fim-de-semana de propostas interessantes.
O Projeto Iberlince convida-os a todos a disfrutar desta feira.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [6] => stdClass Object ( [id] => 2203 [ordering] => 2202 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => A Universidade Popular de Castellar de Santiago inicia um novo ano apresentando a exposição “Territórios de Lince” [image_big] => images/noticias/Expo_Castellar_de_S.jpg [date] => 2017-10-09 12:00:00 [text] =>Por ocasião da abertura do novo ciclo da Universidade Popular de Castellar de Santiago, a exposição “Territórios de Lince” chega à localidade castellano-manchega, na Serra Morena Oriental, a sul da província de Ciudad Real.
A exposição pode ser apreciada por quem visita o Salão da Universidade Popular, de 9 a 19 de outubro de 2017.
Como é do conhecimento geral, a exposição apresenta uma ilustração gráfica com informação sobre a biologia e necessidades do lince-ibérico, as zonas de reintrodução onde o projeto transnacional está a atuar, as áreas mais importantes da população historicamente e atualmente (territórios estáveis e passagens que permitem a interconexão de diferentes populações). São, ainda, retratadas as ameaças que a espécie sofre, bem como a ações levadas a cabo como medidas de apoio e recuperação da espécie no âmbito do Projeto Life+IBERLINCE (zonas de passagens, sinalização, repovoamento de coelhos para assegurar o alimento e a fixação dos exemplares, acompanhamento: vigilância, localização e estado clínico de exemplares reintroduzidos e nascidos em liberdade), por forma a consciencializar e sensibilizar os visitantes da situação de vulnerabilidade que a espécie atravessa, catalogada em perigo de extinção, dando a conhecer que se trata do felino mais ameaçado do planeta, espécie emblemática e única.
Esperamos que esta exposição seja apreciada por todos os visitantes e aproveita-se a oportunidade para agradecer ao Excmo. Município de Castellar de Santiago e à Universidade Popular, o interesse demonstrado pelo Projeto Life+IBERLINCE.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [7] => stdClass Object ( [id] => 2142 [ordering] => 2141 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => “Territórios de Lince” continua a sua digressão rumo à localidade de Almuradiel [image_big] => images/noticias/TerritoriosAlmuladiel.jpg [date] => 2017-09-25 00:00:00 [text] =>
A exposição “Territórios de Lince” continua a sua digressão pela província de Ciudad Real, visitando a população de Almuradiel, na zona da Serra Morena Oriental, onde irá permanecer de 25 de setembro a 9 de outubro no edifício da Câmara Municipal.
A exposição reúne nove painéis interpretativos, onde é possível apresentar informação sobre a biologia, necessidades, perigos e ameaças sofridas pela espécie e as ações levadas a cabo nas zonas de reintrodução do lince-ibérico. A itinerância desta exposição permite mostrar a um público alargado a singularidade da espécie e a situação de vulnerabilidade em que se encontra, de forma a consciencializar a população de que todos somos responsáveis na recuperação do felino mais ameaçado do planeta.
O Projeto LIFE+Iberlince agradece ao Município de Almuradiel por acolher novamente a exposição, e espera que a mesma seja um ponto de interesse para todos.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [8] => stdClass Object ( [id] => 2120 [ordering] => 2119 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 22/09/2017 – O Projeto Life+IBERLINCE estará presente nas II Jornadas Cinegéticas de Abenójar (Ciudad Real) [image_big] => images/noticias/II_JornadasAbenojar.jpg [date] => 2017-09-22 09:12:00 [text] =>No próximo dia 22 de setembro, Abenójar acolhe várias atividades divulgativas sobre o lince-ibérico, no âmbito das II Jornadas Cinegéticas que se realizam nesta localidade de Ciudad Real, para discutir a importância da diversidade da fauna existente nos nossos espaços naturais.
Por sua vez, o Projeto LIFE+Iberlince estará presente nestas jornadas através da exposição “Territórios de Lince”, realizando jogos e workshops lúdicos direcionados aos mais pequenos, nos quais é retratada a situação atual do lince-ibérico, as suas necessidades, as ameaças que estão presentes no dia-a-dia do lince, e as ações que estão a ser levadas a cabo pelo projeto para protegê-lo nas áreas de reintrodução de Castilla-La Mancha.
Por último, irá decorrer um colóquio destinado ao setor cinegético, onde serão analisados aspetos colaborativos entre os setores conservacionistas e outras práticas necessárias na gestão cinegética nos ecossistemas mediterrânicos. A palestra será apresentada por técnicos de FomeCam, sob o tema: “O Lince-Ibérico, aliado do caçador”.
O Projeto Life+IBERLINCE agradece ao Município de Abenójar, o interesse demonstrado no projeto, e desafiamos todas as pessoas a comparecer e apreciar uma espécie tão emblemática e tão nossa como é o lince-ibérico. Esperamos por si!
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [9] => stdClass Object ( [id] => 2118 [ordering] => 2117 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 22/09/2017 - Entre predadores: dimensão social da reintrodução do lince-ibérico [image_big] => images/noticias/EntrePredadores.jpg [date] => 2017-09-22 00:00:00 [text] =>Debate enquadrado no âmbito das Jornadas Europeias do Património na Sede do Parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola, no dia 22 de setembro pelas 11:00h.
Mais informação: www.patrimoniocultural.gov.pt
Programa completo aqui.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [10] => stdClass Object ( [id] => 2125 [ordering] => 2124 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => Viso del Marqués apoia o Projeto Life+Iberlince [image_big] => images/noticias/Expo_VisoDelMarques.jpg [date] => 2017-09-11 00:00:00 [text] =>O Museu Etnográfico da localidade de Viso del Marqués, na zona da Serra Morena Oriental, irá acolher de 11 a 22 de setembro a exposição “Territórios de Lince”.
A exposição reúne nove painéis interpretativos, onde é possível recolher informação sobre a biologia do lince-ibérico, as zonas de reintrodução, as áreas mais importantes da população, as ameaças sofridas pela espécie e as ações levadas a cabo como medidas de apoio à mesma no âmbito do Projeto Life+IBERLINCE em Castilla-La Mancha.
O Projeto agradece ao Município de Viso del Marqués o interesse demonstrado, e espera que todas as pessoas disfrutam da exposição.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [11] => stdClass Object ( [id] => 2097 [ordering] => 2096 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 07/09/2017 – Workshop de Divulgação do “Clube dos Amigos do Lince” em Quintana de la Serena (Badajoz) [image_big] => images/clubamigos/TallerD_QUINTANA.png [date] => 2017-09-06 00:00:00 [text] =>O projeto Life+IBERLINCE e o Clube de Amigos do Lince convida-os a participar no Workshop de divulgação na tua cidade.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 2 ) [12] => stdClass Object ( [id] => 2078 [ordering] => 2077 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 31/08/2017 – Workshop de divulgação do “Clube dos Amigos do Lince" em Campillo de Llerena (Badajoz) [image_big] => images/clubamigos/TallerD_CAMPILLO.png [date] => 2017-08-30 00:00:00 [text] =>O projeto Life+IBERLINCE e o Clube de Amigos do Lince convida-os a participar no Workshop de divulgação na tua cidade.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 2 ) [13] => stdClass Object ( [id] => 2036 [ordering] => 2035 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 11/08/2017 Workshop de divulgação do "Clube de amigos do lince" em Retamal de Llerena (Badajoz) [image_big] => images/clubamigos/TallerD_RETAMAL.png [date] => 2017-08-11 00:00:00 [text] =>O projeto Life+IBERLINCE e o Clube de Amigos do Lince convida-os a participar no Workshop de divulgação na tua cidade.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [14] => stdClass Object ( [id] => 2040 [ordering] => 2039 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 10/08/2017 - Workshop de divulgação do "Clube de amigos do lince" em Trasierra (Badajoz) [image_big] => images/clubamigos/TallerD_TRASIERRA.png [date] => 2017-08-10 00:00:00 [text] =>O projeto Life+IBERLINCE e o Clube de Amigos do Lince convida-os a participar no Workshop de divulgação na tua cidade.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [15] => stdClass Object ( [id] => 2038 [ordering] => 2037 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 09/08/2017 - Workshop de divulgação do "Clube de amigos do lince" em Eparragosa de la Serena (Badajoz) [image_big] => images/clubamigos/TallerD_ESPARRAGOSA.png [date] => 2017-08-09 00:00:00 [text] =>O projeto Life+IBERLINCE e o Clube de Amigos do Lince convida-os a participar no Workshop de divulgação na tua cidade.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [16] => stdClass Object ( [id] => 2034 [ordering] => 2033 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 04/08/2017 Workshop de divulgação do "Clube de amigos do lince" em La Haba (Badajoz) [image_big] => images/clubamigos/TallerD_LA_HABA.png [date] => 2017-08-04 00:00:00 [text] =>O projeto Life+IBERLINCE e o Clube de Amigos do Lince convida-os a participar no Workshop de divulgação na tua cidade.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [17] => stdClass Object ( [id] => 2032 [ordering] => 2031 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 03/08/2017 - Workshop de divulgação do "Clube de amigos do lince" em Reina (Badajoz) [image_big] => images/clubamigos/TallerD_CRA_REINA.png [date] => 2017-08-03 00:00:00 [text] =>O projeto Life+IBERLINCE e o Clube de Amigos do Lince convida-os a participar no Workshop de divulgação na tua cidade.
[highlighted] => 0 [language] => pt [is_event] => 1 ) [18] => stdClass Object ( [id] => 1984 [ordering] => 1983 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 24-25/06/2017 – O projeto Life+Iberlince organiza jornadas participativas em torno do lince-ibérico em Villafranca de Córdoba [image_big] => images/noticias/CARTEL_Jorndas_VILLAFRANCA.jpg [date] => 2017-06-24 11:42:00 [text] =>O lince-ibérico será o protagonista durante os dias 24 e 25 de junho, dos workshops e atividades lúdicas dirigidas a toda a família
Vídeo promocional das Jornadas de Villafranca de Córdoba aqui.
A obra teatral infantil “Mírame de Lejos”, da companhia EDAE, chegará no próximo sábado, dia 24 de junho, à Casa da Cultura de Villafranca de Córdoba (Córdoba) como ponto central das jornadas divulgativas sobre o lince-ibérico, organizadas pelo projeto Life+Iberlince “Recuperação da distribuição histórica do lince-ibérico em Espanha e Portugal”, no próximo fim-de-semana na localidade cordobesa.
Para além da representação teatral, que terá lugar às 20.00 horas de sábado, o projeto Iberlince projetou para domingo, dia 25, um amplo programa de atividades lúdicas e dinâmicas, dirigidas especialmente ao público infantil e juvenil, através das quais os participantes irão conhecer aspetos básicos da biologia e ecologia do Lynx pardinus, bem como outras curiosidades sobre a espécie, para os consciencializar para a necessidade de conservar e proteger as espécies ameaçadas como o lince-ibérico.
As atividades, que vão decorrer ao longo de toda a manhã na Plaza de Andalucía, convidam as crianças a participar na criação de máscaras de linces, na construção de pegada de linces, a jogar o jogo do ganso gigante, a dançar a coreografia dos linces protagonistas da obra ‘Mírame de Lejos’. Workshops com os quais não só se divertem, mas também servem para transmitir mensagens relacionadas com a conservação do lince-ibérico.
Durante a jornada, que terá início às 10.00 horas e terminará às 13.00 horas ininterruptamente, os participantes podem disfrutar, também, de um contador de histórias de linces e, poderão participar num workshop de educação rodoviária “Cuidado com o lince”, em que os monitores irão transmitir orientações fundamentais a seguir quando se circula por um território com a presença de lince-ibérico.
Da mesma forma, poderão visitar uma exposição fotográfica com a seleção de imagens da espécie, o seu habitat natural e contexto humano.
Os participantes poderão ainda tirar fotografias ao lado de um lince-ibérico graças a um cenário virtual que o projeto Iberlince irá instalar na Plaza de Andalucía, e cujas imagens poderão ser descarregadas, posteriormente, na página de Facebook do projeto (@iberlinceEU), onde também podem ser visualizadas todas as fotografias tiradas durante as jornadas.
Com a representação teatral e com as atividades paralelas, o projeto Iberlince pretende divulgar o lince-ibérico e envolver a sociedade na importância da participação social na recuperação de espécies ameaçadas.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 1 ) [19] => stdClass Object ( [id] => 1957 [ordering] => 1956 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 11/06/2017 – O projeto Life+Iberlince organiza umas jornadas divulgativas com o lince-ibérico como protagonista em Cardeña (Córdoba) [image_big] => images/noticias/CARTEL_Cardena_web.jpg [date] => 2017-06-11 13:55:00 [text] =>A obra teatral infantil “Mírame de Lejos”, da companhia EDAE, será a principal atração de um amplo programa de atividades em torno do lince, no domingo dia 11
O projeto Life Iberlince para a “Recuperação da distribuição histórica do lince-ibérico em Espanha e Portugal”, organiza, no próximo dia 11 de junho em Cardeña (Córdoba) umas jornadas divulgativas dirigidas a todo o público, que terá como foco principal a obra teatral “Mírame de Lejos”, da companhia EDAE, bem como um conjunto de workshops educativos em que tanto as crianças como os adultos poderão disfrutar e aprender com o lince-ibérico.
Nestes Workshops, que irão decorrer ao longo da manhã de domingo, das 11:00 às 14.00 horas, na Praça da Independência, os participantes aprenderão noções básicas da biologia e ecologia do lince-ibérico, bem como outras curiosidades sobre a espécie, o que os elucidará para a necessidade de conservar e proteger as espécies ameaçadas como o Lynx pardinus.
Nestas atividades, os participantes são convidados a construir máscaras de linces, a criar pegadas de lince, a jogar um jogo de formato do jogo do ganso sobre o lince, a dançar a coreografia dos linces protagonistas da obra “Mírame de Lejos”… Atividades com as quais não só se divertem, mas também servem para transmitir mensagens relacionadas com a conservação deste singular felino.
Durante a jornada, os participantes podem disfrutar, também, de um contador de histórias de linces e, poderão participar num workshop de educação rodoviária “Cuidado com o lince”, em que os monitores irão transmitir orientações fundamentais a seguir quando se circula por um território com a presença de lince-ibérico.
Da mesma forma, poderão visitar uma exposição fotográfica sobre a espécie, o seu habitat natural e contexto humano.
Como recordação das jornadas, os participantes poderão ainda tirar fotografias ao lado de um lince-ibérico graças a um cenário virtual que o projeto Iberlince irá instalar na Praça da Independência e cujas imagens poderão ser descarregadas, posteriormente, na página do Facebook do projeto (@iberlinceEU), onde também podem ser visualizadas todas as imagens tiradas durante as jornadas em Cardeña.
Da parte da tarde, às 18.30 horas, e após uma manhã intensa, os participantes poderão disfrutar da representação da obra teatral infantil “Mírame de Lejos”, da companhia EDAE, na Casa da Cultura de Cardeña. Dirigida por María Alcántara Manzanares, a obra, através do humor, canções e dança, conta a história de uma jovem família de lince-ibérico e divulga a sua realidade e os valores necessários à sua conservação.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 2 ) [20] => stdClass Object ( [id] => 1946 [ordering] => 1945 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 05/06/2017 – O Projeto Life+Iberlince visita Vallecas [image_big] => images/noticias/IberlinceVallecas.png [date] => 2017-06-05 08:00:00 [text] =>
Para comemoração do Dia do Meio Ambiente, no próximo dia 5 de junho, os técnicos do projeto Iberlince vão realizar várias palestras divulgativas no Instituto de Enseñanza Secundaria Villa de Vallecas.
Há algumas semanas, no instituto, está patente uma exposição que retrata os diferentes aspetos da biologia desta espécie tão única, do seu estado de conservação, das suas ameaças, etc., bem como todo o significado dos projetos LIFE Natureza e IBERLINCE.
Alunos e professores da escola estão a familiarizar-se e a conhecer melhor a espécie e, todas as ações que se têm vindo a realizar face à sua conservação.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 2 ) [21] => stdClass Object ( [id] => 1920 [ordering] => 1919 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 3-4/06/2017 - O Projeto Life+Iberlince organiza jornadas divulgativas sobre lince-ibérico em La Carolina (Jaén) [image_big] => images/noticias/JornadasLaCarolina_peq.jpg [date] => 2017-06-03 08:00:00 [text] =>A obra teatral infantil “Mírame de Lejos”, da companhia EDAE, apresenta um amplo programa de atividades divulgativas em torno do lince-ibérico
A obra teatral infantil “Mírame de Lejos”, da companhia EDAE, tem lugar no próximo sábado, dia 3 de junho, no Teatro Carlos III de La Carolina (Jaén), como ponto central das jornadas divulgativas em torno do lince-ibérico, organizadas pelo projeto Life+Iberlince “Recuperação da distribuição histórica do lince-ibérico em Espanha e Portugal”, nesse fim-de-semana.
Para além da representação teatral, que terá lugar às 18.30 horas de sábado, o Projeto Iberlince projetou para domingo, dia 4, um amplo programa de atividades lúdicas e dinâmicas, dirigidas especialmente ao público infantil e juvenil, através das quais os participantes irão conhecer aspetos básicos da biologia e ecologia do lince-ibérico, bem como outras curiosidades sobre a espécie, para os consciencializar para a necessidade de conservar e proteger as espécies ameaçadas como é o caso do lince-ibérico.
As atividades, que vão decorrer ao longo de toda a manhã no Paseo Molino de Viento desta localidade, convidam as crianças a participar na criação de máscaras de linces, na confeção de pegada de linces, a jogar o jogo do ganso gigante, a passar música no evento, no workshop de percurssão… Workshop com os quais não só se divertem, mas também serve para transmitir mensagens relacionadas com a conservação do lince-ibérico.
Durante a jornada, que terá início às 11.00 horas e terminará às 14.00 horas, ininterrompidamente, os participantes podem disfrutar, também, de um contador de histórias de linces e, poderão participar num workshop de educação rodoviária “Cuidado com o lince”, em que os monitores irão transmitir orientações fundamentais a seguir quando se circula por um território com a presença de lince-ibérico.
Da mesma forma, poderão visitar uma exposição fotográfica com a seleção de imagens da espécie, o seu habitat natural e contexto humano.
Os participantes poderão ainda tirar fotografias ao lado de um lince-ibérico graças a um cenário virtual que o projeto Iberlince irá instalar no Paseo Molino de Viento de La Carolina, e cujas imagens poderão ser descarregadas, posteriormente, na página de Facebook do projeto (@iberlinceEU), onde também podem ser visualizadas todas as imagens tiradas durante as jornadas.
Com a representação teatral e com as atividades paralelas, o projeto Iberlince pretende divulgar a figura do lince-ibérico e envolver a sociedade na importância da participação social na recuperação de espécies ameaçadas.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 2 ) [22] => stdClass Object ( [id] => 1877 [ordering] => 1876 [state] => 1 [checked_out] => 0 [checked_out_time] => 0000-00-00 00:00:00 [created_by] => 974 [title] => 21/05/2017 – O Projeto Life+Iberlince organiza uma jornada participativa sobre o lince-ibérico em Andújar (Jaén) [image_big] => images/noticias/JornadasAndujar_peq.jpg [date] => 2017-05-21 11:30:00 [text] =>
Um extenso programa de atividades lúdicas e educativas irão decorrer ao longo de toda a manhã de domingo, dia 21 de maio na Praça de España
La obra teatral infantil ‘Mírame de lejos’, da companhia EDAE, irá encerrar o programa das jornadas e terá lugar no teatro principal de Andújar
O Projeto Life+Iberlince para a “Recuperação da distribuição histórica do lince-ibérico em Espanha e Portugal”, vai organizar, no próximo dia 21 de maio na localidade de Andújar (Jaén), umas jornadas participativas e abertas ao público em geral, com o objetivo de valorizar-se a conservação do lince-ibérico.
Foi concebido um vasto programa de atividades lúdicas e dinâmicas, especialmente destinadas ao público infantil e juvenil, através das quais os participantes irão aprender noções básicas da biologia e ecologia do lince-ibérico, bem como outro tipo de curiosidades sobre a espécie, por forma a consciencializar para a necessidade de conservar e proteger as espécies ameaçadas como o lince-ibérico.
Os workshops que irão decorrer ao longo de toda a manhã na Praça de Espanha de Andújar, convidam as crianças a criar de máscaras de linces, a jogar ao jogo do ganso, a animar, através da música, o evento num workshop de percussão… Atividades que não são apenas de caris de diversão, mas que também servem para a transmissão de mensagens relacionadas com a conservação do lince-ibérico.
Durante a jornada, que terá início às 10.00 horas e terminará 14.00 horas, os participantes também poderão desfrutar da apresentação de histórias sobre o lince e poderão participar num workshop sobre educação rodoviária 'Cuidado com o lince' em que os monitores apresentarão algumas orientações básicas a seguir ao dirigir num território com a presença de lince-ibérico. Os participantes também poderão visitar uma exposição fotográfica com uma seleção de imagens da espécie, seu habitat natural e contexto humano.
Os participantes poderão tirar fotografias perto de um lince-ibérico, graças a um cenário virtual que o projeto Iberlince irá instalar na Praça de Espanha de Andújar, e cujas imagens podem ser descarregadas, posteriormente, na página de Facebook do projeto (@iberlinceEU), onde também poderão visualizar todas as imagens tiradas no ‘photocall’ das jornadas.
Após uma manhã intensa, os participantes poderão assistir à tarde (às 18.00 horas), à apresentação da peça teatral infantil “Mírame de lejos”, da campanhia EDAE, no Teatro Principal de Andújar. Dirigida por María Alcántara Manzanares, a obra, através do humor, canções e dança, conta a história de uma jovem família de lince-ibérico e divulga a sua realidade e os valores que estão comprometidos com a sua conservação.
[highlighted] => 1 [language] => pt [is_event] => 2 ) )
Eventos
Distribuição
Distribuição histórica e atual do lince ibérico
O lince ibérico, lince Lynx pardinus, pertence à linha dos grandes carnívoros (tigres, leões, jaguares, leopardos), dos que se separou há cerca de três ou quatro milhões de anos. Pela sua aparência física, de uma maneira intuitiva frequentemente associa-se a qualquer das outras linhas de felinos existentes, mas o lince ibérico está mais próximo de um tigre do que de um gato na sua escala evolutiva.
Na primeira década do século XX, Cabrera considera o lince ibérico praticamente extinto no norte e este da península e ainda abundante no centro e sudoeste. Apesar disso, até 1937 comercializara-se cerca de 500 peles de lince ibérico por ano no mercado espanhol. Em 1953 é publicado um decreto que cria as Juntas Provinciais de Extinção de Animais Danosos, que documentam a morte de 152 linces em Espanha entre 1954 e 1961. Neste período o registo de mortes de linces ocorre em seis províncias do oeste e sul peninsular, provavelmente registando que nas outras províncias a presença de lince já seria extremamente escassa naquela época. Sabendo-se que o esforço de captura não era igual em todo o território espanhol, pode verificar-se que a população mais abundante e mais castigada foi a dos Montes de Toledo. Estas Juntas contribuíram para a extinção de pequenas populações existentes em Espanha.
Macho de lince ibérico, 1960. Este exemplar foi capturado ainda cachorro na Serra de Hornachuelos (Córdoba) em 1955 e enviado para o Jardim Zoologico de St. Vincennes (Paris). A tentativa, por parte do Zoo, de capturar uma fêmea para iniciar a reprodução em cativeiro foi infrutuosa.
Em 1963, Valverde lança o primeiro alarme ao estimar que a distribuição de lince ibérico já só se restringe a 5 núcleos do sudoeste peninsular (Serra de Gata, Montes de Toledo, Noroeste de Badajoz, Serra Morena e Área de Doñana) e um pequeno núcleo isolado nos Pirenéus onde se duvida da sua atual existência. Este autor baseou o seu trabalho em dados de exemplares abatidos durante os 25 anos anteriores à publicação. Perante as evidências de que a conservação do lince ibérico estava em causa, o mesmo passa a ser considerado espécie protegida legalmente em 1966. Durante a década de 80, Rodriguez e Delibes realizam uma estimativa retrospetiva da distribuição do lince ibério em 1960 com base em inquéritos, estimando uma área de distribuição bastante mais extensa da estimada por Valverde. A diferença de metodologia utilizada pode ter estado na origem do primeiro autor subestimar a área real e dos segundos sobre estimá-la, pelo que a área real de distribuição para essa época provavelmente seria intermédia entre os resultados de ambos os trabalhos.
Distribuição do lince ibérico em Espanha no princípio dos anos 60segundo Valverde (Esquerda) e Rodríguez y Delibes (Direita). O primeiro autor utilizou dados de exemplares abatidos desde os anos 40, enquanto os segundos usaram levantamentos retrospetivos realizados nos anos80, pelo que a situação real do lince para esta época deve estar num ponto intermédio entre estes dois mapas.
Durante a década de 70 no século XX, vários autores continuaram os trabalhos de prospeção do lince ibérico na península, obtendo resultados diversos em função da metodologia utilizada (procura de indícios indiretos, procura de indícios diretos e citas) com base e todos estes trabalhos e recorrendo aos seus próprios dados, Delibes estimou uma área de distribuição para a espécie em 1979 que se limita a seis núcleos principais (Serras da Malcata-Gata e Béjar, Montes de Toledo-Serra de Guadalupe, Serra Morena Oriental, Serra Morena Ocidental, Serras do Sul de Portugal e Parque de Doriana) e pequenos núcleos adjacentes a estes.
Distribuição do lince ibérico entre 1979 estimada por Delibes com base na revisão de outros autores e dados próprios.
Como se pode observar em todos estes trabalhos, os núcleos populacionais mais importantes em Espanha durante as décadas de 60 e 70 são os contrafortes ocidentais do sistema central, Monte de Toledo, Serra Morena Oriental e Toñanha. Mesmo que o lince pudesse estar presente noutras áreas, a pequena dimensão das populações colocava em causa a sua sobrevivência. O lince ibérico extinguiu-se na Serra de São Pedro e na maior parte do sistema central durante estas duas décadas. Durante a filmagem de o Homem e a Terra, em meados dos anos 70, Félix Rodriguez de La Fuente, teve grandes dificuldades para encontrar um sítio em Espanha onde pudesse filmar isso. Finalmente, apos uma busca pela zona da estremadura, conseguiu filmar quatro exemplares na zona dos Montes do Toledo.
Fêmea de lince ibérico abatida numa caçada às raposas em Grândola (Portugal) em 1972.
Macho de lince ibérico capturado ferido em Villafranca (Córdoba) em 1975 e enviado para o Zoo de Córdoba.
Entre 1978 e 1988, toma-se conhecimento da morte de pelo menos 356 linces em Espanha, a maior parte dos quais causados por furtivíssimo. Nos finais dos anos 80 a população de Montes do Toledo, que sempre tinha sido a mais abundante, foi submetida a uma pressão tal que se encontrava num cenário de pré-extinção. No princípio dos anos 90 cientistas da estação biológica de Doriana tratam de capturar exemplares para um projeto de investigação na zona de Montes de Toledo, com maior densidade conhecida no passado, se conseguirem obter resultados positivos. Finalmente conseguiu-se realizar o estudo na Serra de Andújar. Em 1990, Rodriguez e Delibes publicam os resultados de um trabalho de estimativa da população do lince ibérico em Espanha durante a década de 80, que evidenciam a continuação da regressão da espécie. Este trabalho baseia-se principalmente no resultado de pesquisas realizadas a coletivos chave e conclui que o lince ibérico em Espanha se distribui em 48 pequenos núcleos desconexos agrupados em nove populações isoladas (Serra Central Ocidental, Gertos, Alto Alberje, Serra de São Pedro, Montes de Toledo-Villuercas-Monfrague, Subbéticas, Serra Morena Oriental, Serra Morena Central, Serra Morena Ocidental e Doñana). Estima-se uma população de cerca de 1200 exemplares numa área de 11000 km2 dos quais apenas 1800 km2 se estima de alta densidade. A metodologia utilizada neste trabalho, sem uma boa avaliação da qualidade dos dados, poderá ter levado a sobrestimar a distribuição da espécie, pelo que poderá justificar ter-se considerado a presença de lince em áreas consideradas anos antes como extintas. No entanto, os dados são de todos os modos pouco satisfatórios, pois quase todos os núcleos descritos apresentaram baixa densidade, a exceção da Serra Morena Oriental. Em 1996, Castro e Palma apresentaram um trabalho baseado na mesma metodologia em Portugal, que conclui que o lince ibérico esta presente unicamente nas Serras da Malcata e do Algarve. O último registo seguro da presença de lince ibérico é nas contra fortes ocidentais do sistema central resulto da captura de um exemplar para investigação realizado na Serra da Malcata em 1992. Este exemplar representa o último dado confirmado da presença do lince em Portugal até a entrada do “Lince Caribu”, em 2009, proveniente de Huelva.
Distribuição do lince ibérico estimada com base nas pesquisas realizadas por Rodríguez e Delibes para Espanha em 1990 e por Castro e Palma para Portugal em 1996.
Distribuição do lince ibérico em Espanha em 2004 com base em foto armadilhagem e análises moleculares de excrementos (áreas de distribuição estáveis) de acordo com Guzmán e colaboradores. Nessa época o lince está extinto em Portugal, segundo Sarmento.
As diferenças metodológicas dos diferentes trabalhos não permitem comparar muitas vezes os resultados. Isto porque até este momento todos os trabalhos se realizavam em estimativas baseadas em indícios indiretos (procura de pegadas e excrementos, que hoje sabemos que por vezes são difíceis de atribuir a uma espécie sem fazer analises genéticas) pesquisas (a veracidade das citas e o significado das mesmas não é homogéneo), dados de animais encontrados (pode levar a subestimar a população) etc. No final da década de 90 iniciam-se duas técnicas de seguimento de populações de lince muito mais simples do que as que existiam até então: a foto – armadilhagem e a análise genética de excrementos. A combinação destas duas técnicas permite detetar qualquer população de lince ibérico, por mais baixa que seja a sua densidade. Em 2004, Guzman e Col. publicam os resultados de um trabalho de prospeção baseado na combinação destas duas técnicas, em Espanha, e entre 2000-2003, cujo resultado refere que já só existem populações de linces estáveis na Serra Morena Oriental e em Toñanha (cerca de 160 exemplares distribuídos em 500 km2).
Uma vez evidenciado, graças a Guzman e Col., o cenário de pré-extinção do lince ibérico no início do século XXI, começam a realizar-se trabalhos de conservação para evitar a extinção definitiva da espécie. Em 2001 tem inicio um programa de trabalhos que continua com um projeto Life entre 2002-2006, um segundo entre 2006-2011 e um terceiro projeto Life + Iberlince que deve início em 2011 e terminara em 2016. Fruto das ações de conservação destes programas, em 2016 contabilizaram-se mais de 400 linces em estado selvagem (Espanha e Portugal).
Presença de lince ibérico na área de Donãna – Aljarafe em 2003 e 2016
Presença de lince ibérico na área da Serra Morena em 2002 e 2016
Durante a última década as populações de lince ibérico têm estado submetidas a uma intensa monotorização, que tem permitido uma avaliação das ações de conservação da espécie levadas a cabo pela Junta de Andaluzia, especialmente ao abrigo dos cofinanciados projetos LIFENAT 02/E/8609, 06/E/0209 e LIFE+NAT/ES/0570. A evolução da população durante estes anos de trabalho tem sido muito positiva.
Evolução da população de lince ibérico em Andalucía entre 2002 e 2016
Notícias

-
20 Abril 2018
Fêmea de Lince-ibérico atropelada em Olhão, Portugal
Ver Mais -
17 Abril 2018
O projeto Life+Iberlince organiza visitas com jornalistas na área de reintrodução de Matachel
Ver Mais -
16 Abril 2018
Um exemplar fêmea de lince-ibérico foi encontrado morto em Valencia de las Torres
Ver Mais -
12 Abril 2018
Palestra sobre o lince-ibérico a alunos de Granada
Ver Mais -
11 Abril 2018
Novas ninhadas selvagens
Ver Mais -
10 Abril 2018
Técnicos do Projeto Iberlince participam no curso de formação sobre luta contra a utilização de venenos
Ver Mais -
10 Abril 2018
O Jornal New York Times elogia o programa de recuperação do lince-ibérico
Ver Mais -
09 Abril 2018
Recuperação da população de lince-ibérico nos Montes de Toledo acontece graças à colaboração de propriedades privadas
Ver Mais -
09 Abril 2018
Saving a Fussy Predator in Europe, With Help From 50,000 Rabbits (EN)
Ver Mais -
06 Abril 2018
Estão abertos vários Concursos do Clube de Amigos do Lince
Ver Mais -
06 Abril 2018
Lince atropelado em Viso del Marqués (Ciudad Real)
Ver Mais -
03 Abril 2018
Susana Díaz inaugura o Observatório do Lince em Doñana, que atingiu os 448 exemplares na Andaluzia
Ver Mais