Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
José Fiscal congratula os vencedores do Prémio Andaluzia Meio Ambiente pelo seu compromisso com a Conservação da Natureza
20/06/2017
Cientistas, investigadores, empresas, jornalistas e associações foram reconhecidos pela Junta da Andaluzia pelo seu trabalho de proteção do meio natural
O Consejero do Meio Ambiente e Ordenamento do Território, José Fiscal, procedeu, ontem, à entrega dos Prémios Andaluzia do Meio Ambiente, que este ano contam com a sua vigésima primeira edição.
José Fiscal agradeceu o trabalho que associações, empresas, instituições e pessoas singulares desenvolveram em defesa da natureza e promoção dos valores do meio ambiente. Fiscal, referiu que todos eles estão unidos pelo compromisso, tanto individual, como coletivo, de trabalhar para gerar mudanças que promovam o nosso ambiente natural.
Neste sentido, José Fiscal referiu que o Governo da Junta da Andaluzia continuará a contribuir com políticas e ações concretas destinadas a melhorar o meio ambiente; irá continuar-se a trabalhar para que a Terra seja um lugar digno como herança às gerações futuras; e para que se perceba que esta herança não é um ato de posse ou de circunstância, mas sim um exercício de convivência partilhada com o resto da humanidade e com todos os seres vivos.
Antes de iniciar a cerimónia, a sala fez um minuto de silêncio em sinal de luto pelas mortes ocorridas nos incêndios em Portugal.
O Consejero, José Fiscal, referiu que os andaluzes sentem-se desolados pela tragédia vivida no país vizinho, e que foi transmitido ao Governo português a disponibilidade da Andaluzia para colaborar nas tarefas de combate através do Infoca.
Estes prémios, de caráter anual, incluem seis modalidades: empresa e meio ambiente, comunicação ambiental, compromisso e educação ambiental, meio ambiente urbano e alterações climáticas, valores naturais da Andaluzia e prémio especial “Cinta Castillo” a toda uma carreira profissional.
Os prémios desta edição foram atribuídos à empresa Aguas Danone - Aguas de Lanjarón, ao jornalista Ricardo Gamaza, à Associação Corraleros e Pescadores a Pie “Corrales de pesca de Rota”, ao Município de Peal de Becerro (Jaén), ao programa europeu LIFE, ao engenheiro florestal e investigador José Luis González Rebollar e ao biólogo e diretor dos distintos projetos Life sobre o lince-ibérico, Miguel Ángel Simón Mata.
Nesta edição, o prémio na categoria empresa e meio ambiente foi atribuido à Aguas Danone - Aguas de Lanjarón. Esta firma leva a cabo projetos como Reconecta, uma plataforma participativa que promove ideias para cuidar da natureza e aproximar as pessoas da mesma, ou Renovar, um projeto que permite reciclar e recuperar PET previamente utilizado, sensibilizando e educando a sociedade no campo da responsabilidade do meio ambiente. Para isso, há que se manter um compromisso com os parques naturais dando apoio económico à criação e desenvolvimento de projetos de proteção de recursos hídricos.
Na categoria de comunicação ambiental, o prémio foi atribuído ao jornalista sevilhano Ricardo Gamaza. Especializado em jornalismo ambiental e detentor de vários prémios de jornalismo e comunicação ambiental, Gamaza publica periodicamente um artigo sobre ecologia no El Correo de Andalucía, e é colaborador de revistas especializadas (Quercus, BioAndalucía ou El Parque) e de meios digitais nacionais (Huffington Post, Diario Público, etc.).
O prémio de compromisso e educação ambiental foi concedido à Associação Corraleros e Pescadores a Pie “Corrales de pesca de Rota” (Cádiz), pelo seu trabalho de conservação, proteção, divulgação e sensibilização de um espaço importante como é o Monumento Natural Corrales de Rota.
No meio ambiente urbano e alterações climáticas, o júri premiou o Município de Peal de Becerro (Jaén) pela sua clara aposta na preservação do meio ambiente. Entre as quais ressalta a implementação de planos de eficiência energética e a realização de várias campanhas de sensibilização junto dos cidadãos.
Da mesma forma, na categoria valores naturais da Andaluzia, o prémio foi atribuído ao programa LIFE da União Europeia, que completa 25 anos, e que tem como objetivo contribuir para a execução, atualização e desenvolvimento da política e legislação ambiental europeia através do financiamento de projetos. Entre os projetos LIFE andaluzes, destaca o da reintrodução do lince-ibérico, que foi recentemente premiado como o melhor na modalidade Natureza.
Por último, o prémio especial “Cinta Castillo” foi atribuído a José Luis González Rebollar (Granada) e a Miguel Ángel Simón Mata (Jaén), por toda uma carreira profissional.
Engenheiro Florestal, com doutoramento, González Rebollar trabalhou em distintos campos da investigação florestal de há 45 anos para cá. Cientista titular do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), com extensa carreira de investigação, principalmente desenvolvida na Andaluzia, e divulgação sobre a flora e a vegetação, os sistemas silvo pastoris mediterrânicos e a pastorícia, a silvicultura preventiva, a planificação dos usos pecuários em espaços protegidos e o papel ecológico da produção animal.
O seu trabalho permitiu que, atualmente, mais de 200 pastores estão a proteger os espaços florestais através da Rede de Áreas Pasto Corta Fogos da Andaluzia (Rapca).
Por sua vez, o trabalho do biólogo, natural de Jaén, Miguel Ángel Simón Mata, iniciou-se como responsável técnico no Parque Natural Serras de Cazorla, Segura e Las Villas, foi diretor do Parque Natural Serra de Andújar, chefe dos serviços de Gestão do Meio Natural na Delegação Territorial de Jaén, diretor do Plano de Reintrodução da Águia Marinha e dos distintos projetos LIFE sobre o lince-ibérico, que permitiram baixar a categoria de ameaça da espécie por parte da União para a Conservação da Natureza (UICN).
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais