Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
A “Rota Ciclista Iberlince“ dá a conhecer o projeto Life Iberlince
04/10/2017
- Dois ciclistas irão realizar trajetos em simultâneo por áreas com a presença do lince-ibérico, com o objetivo de mostrar os bons resultados alcançados pelo projeto europeu Life+IBERLINCE
- A iniciativa, promovida pelo Organismo Autónomo dos Parques Nacionais no âmbito do Projeto Life+IBERLINCE, irá atravessar a Andaluzia, Extremadura, Portugal e Castilla-La Mancha e mostrará, com o apoio das autoridades para a conservação da natureza, as ações realizadas, evidenciando as rotas de conexão das populações de lince-ibérico na Península.
- O dia-a-dia da Rota pode ser seguido através das Redes Sociais do Projeto Life+IBERLINCE
Os resultados do Projeto Life+IBERLINCE “Recuperação da distribuição histórica do lince-ibérico em Espanha e Portugal”, coordenado pela Junta da Andaluzia, serão dados a conhecer de uma forma mais informal e próxima através da “Rota Ciclista Iberlince”.
A iniciativa é promovida pelo Organismo Autónomo dos Parques Nacionais (OAPN), sócio beneficiário do projeto europeu, em colaboração com as autoridades da Andaluzia, Extremadura, Portugal e Castilla-La Mancha através das quais decorrerá a travessia.
Para tal, dois ciclistas, especialistas em natureza e comunicação da FEDME (Federação Espanhola de Desportos de Montanha eEscalada) e IMBA-Espanha (International Mountain Bicycling Association), percorrerão vários percursos de forma simultânea pelos territórios em que se desenvolveram as ações para a recuperação do lince.
Os ciclistas irão simular algumas movimentações destes felinos no meio natural, tornando-se em “linces-ibéricos viajantes”, como foram ”Kentaro” ou “Kanh”, exemplares que percorreram mais de 1.500 quilómetros pela Península.
A Rota terá início no dia 20 de outubro, dentro do Espaço Natural de Doñana, território emblemático para a espécie, em que, graças ao apoio do programa europeu Life+IBERLINCE, foram desenvolvidas numerosas ações nos últimos anos.
Depois de passarem pelo Espaço Natural de Doñana, os ciclistas irão separar-se durante 10 etapas: O primeiro irá realizar uma travessia pela parte Ocidental da Península e irá passar por Portugal e Extremadura. Já o segundo segue para Oriente, de forma a passar pela Serra Morena e zona sul de Castilla-La Mancha. Ambos voltam a encontrar-se nos Montes de Toledo no dia 29 de outubro.
Os percursos realizados pelos ciclistas permitirão conhecer-se os trabalhos realizados para a conservação e reintrodução do lince-ibérico pelos sócios envolvidos no projeto Life+IBERLINCE. Para isso, irão visitar e darão a conhecer as áreas com a presença natural e de reintrodução do lince na Andaluzia, Castilla-La Mancha, Extremadura e Portugal.
Ao longo da rota serão realizados diferentes eventos. Está previsto o acompanhamento dos ciclistas na sua viagem por distintos grupos locais, partilhando a experiência no que diz respeito a rotas que um lince-ibérico poderia fazer para conectar-se com outros exemplares da sua espécie na Península. Tudo isto em tempo real, já que os ciclistas irão partilhar a sua viagem e experiências através das redes sociais do Projeto Iberlince (Twitter @iberlinceEU, #IberlinceEnBici).
O projeto Life+IBERLINCE, coordenado pela Junta da Andaluzia, envolve 22 sócios, entre eles, o Organismo Autónomo de Parques Nacionais, o Ministério das Obras-Públicas de Espanha (contudo, ainda não assinou o acordo), o Ministério do Meio Ambiente de Portugal e os Governos Autonómos da Andaluzia, Castilla-La Mancha, Múrcia e Extremadura, Infraestruturas de Portugal S.A., Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A. e a Câmara Municipal de Moura, bem como empresas (Fomecam, Agroforex, Acajú), associações e organizações não-governamentais (Federação Andaluza de Caça, Aproca, SECEM, Adenex, WWF-Espanha, Fundação CBD-Hábitat, Associação Iberlinx).
O projeto LIFE+, co-financiado pela Comissão Europeia, permitiu a reintrodução e criação de novas populações de lince-ibérico na Andaluzia, Extremadura, Portugal e Castilla-La Mancha, o que levou a que a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) reclassifique a espécie que passou de "em perigo crítico" a "em perigo".
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais