Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
Reconhecimento do projeto de reintrodução do lince-ibérico após ser eleito como o melhor projeto dos 25 anos do Programa Life
23/10/2017
Uma escultura, obra de Chiqui Díaz, servirá de homenagem aos andaluzes, que permitiram que o lince-ibérico retornasse a percorrer os seus campos
A Junta da Andaluzia reconhece o trabalho do projeto “Conservação e reintrodução do lince-ibérico na Andaluzia”, e celebra na capital hispânica, juntamente com a equipa do atual projeto Life+Iberlince (2011-2018), a distinção recebida pela Comissão Europeia como o Melhor Projeto LIFE, na categoria de Natureza e Biodiversidade, dos 25 anos do Programa (1992-2017). Uma distinção que este projeto atingiu com o apoio dos cidadãos europeus, que votaram através das redes sociais no Life “Andalusian Lynx Reintroduction”.
Graças a este projeto, o segundo Life executado pela Consejería do Meio Ambiente e Ordenamento do Território, no seu compromisso pela conservação do lince-ibérico, o lince passou de uma espécie “em perigo de extinção” a uma “espécie em perigo” (seguindo a catalogação da IUCN, o organismo internacional que classifica as ameaças das diferentes espécies), cumprindo assim o objetivo principal para que foi criado.
Em relação a 2002, a população de lince-ibérico na Andaluzia triplicou, atingindo os 310 exemplares, 131 deles indivíduos adultos, tendo-se conseguido antecipar o calendário previsto para as reintroduções, que começaram em duas zonas ao mesmo tempo. No final do projeto, em 2011, já existiam duas populações incipientes de lince-ibérico nessas áreas.
Durante cerimónia, presidida pelo vice-presidente do Governo, Manuel Jiménez Barrios, intervieram o diretor do projeto Life+Iberlince, Miguel Angel Simón, que destacou as conquistas alcançadas na conservação do lince-ibérico na Península, e María Jesús Gualda, coproprietária da propriedade “El Añadío” (localizada em Vilches, Jaén), umas das primeiras da zona de Vilches que participou no projeto de conservação deste felino, tendo assinado o primeiro acordo de colaboração em 2009.
Após as intervenções, o consejero do Meio Ambiente e Ordenamento do Território, José Fiscal, desterrou uma escultura do lince-ibérico, obra do escultor Chiqui Díaz, que será colocada num local emblemático, como homenagem a todos os andaluzes que permitiram que o lince-ibérico voltasse percorrer os seus campos.
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais