Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
O Projeto Iberlince apoia a conservação da biodiversidade em Torrenueva (Ciudad Real)
08/11/2017
Torrenueva é uma localidade situada a sudoeste da província de Ciudad Real, no concelho de Campo de Montiel, zona periférica da Serra Morena Oriental, uma das duas zonas de reintrodução do lince-ibérico de Castilla-La Mancha que formam parte do Projeto LIFE+Iberlince: Recuperação da distribuição histórica do Lince-ibérico em Espanha e Portugal.
Embora não esteja integrada nos municípios de reintrodução, a proximidade com a área de recuperação e reintrodução, e a grande mobilidade dos linces, propicia para que seja frequentemente percorrida pelos exemplares libertados pelo projeto. Como tal, a população tem manifestado um grande interesse pelo projeto desde o seu início. E, com esse objetivo, a Plataforma “Sí a la Tierra Viva” solicitou aos técnicos do projeto apoio para a realização de uma atividade de divulgação através de uma palestra destinada, principalmente, ao público jovem, mas não exclusiva, já que muitos adultos estiveram presentes.
Esta palestra suscitou um grande interesse entre o público, e o mesmo felicitou o projeto por permitir a reintrodução do lince-ibérico na província.
Além disso, foi valorizada a necessidade de se conservar o meio ambiente e o meio rural para a manutenção da população rural, garantindo que os territórios não sofram de despovoamento, que faz com que haja uma grande perda do património cultural e natural.
A atividade divulgativa foi organizada para por forma a transmitir conhecimentos relacionados com o lince-ibérico e a necessidade de manter um habitat mediterrâneo bem conservado.
Os aspetos biológicos, as necessidades, as ameaças e o êxito do projeto foram realçados durante a atividade, que teve uma parte lúdica através de um jogo, “Jogo do Lince-Ibérico”, uma nova versão do clássico jogo do ganso, através do qual os técnicos da FomeCam estimularam este grupo tão interessado e motivado para aprender.
Os participantes tomaram como referência o lince-ibérico, que não é apenas um emblema pela sua beleza única, mas porque ajuda a manter a biodiversidade, já que o seu papel é de regulador natural das populações de predadores generalistas e aliado do caçador, tornando-se patente e necessário ainda mais, quando a zona que inclui Torrenueva é composta por um mosaico mediterrâneo que oferece todas as possibilidades de êxito, por ser o habitat adequado para o coelho e, portanto, para o lince-ibérico.
O Projeto Iberlince agradece o convite para que seja divulgado o trabalho realizado em prol do lince-ibérico e da floresta mediterrânea.
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais