Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
“Omiri” e “Ocelada”, os dois primeiros linces libertados em 2018 na província de Ciudad Real
07/02/2018
“Omiri” e “Ocelada”, um macho e uma fêmea de lince-ibérico nascidos nos centros de criação em cativeiro, foram os primeiros exemplares libertados ontem na província de Ciudad Real.
A solta dos dois animais, com pouco mais de um ano de idade, teve lugar na propriedade “Los Cotillos”, localizada no término municipal de Almuradiel (Ciudad Real).
“Omiri”, que provém do Centro de Criação em Cativeiro de Silves (Portugal), é filho de “Era” e “Fado”, enquanto que “Ocelada”, filha de “Estela” e “Galeno”, é proveniente do Centro de Criação em Cativeiro de Granadilla (Cáceres).
A neve acompanhou a solta destes exemplares que foram libertados com a presença de cinquenta convidados, entre os quais agentes do meio ambiente, responsáveis e técnicos do projeto Life+Iberlince, funcionários dos centros de criação do lince em cativeiro, proprietários rurais e habitantes de Almuradiel.
Na libertação também esteve presente a delegada provincial da Consejería de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Prado Amores, que em declarações aos meios de comunicação valorizou a aposta do governo regional em consolidar a recuperação desta emblemática espécie na região.
Assegurou que neste sentido, o balanço do projeto Life+Iberlince é "muito positivo", visto que nos dois últimos anos conseguiu-se o nascimento em liberdade de novas ninhadas de linces após a libertação prévia de exemplares criados em cativeiro.
Prado Amores explicou que as onze soltas a realizar este ano na comunidade, "reforçarão" as populações de lince nas áreas onde foram reintroduzidas, a partir das quais permitirão colonizar novos territórios.
Com a libertação destes novos exemplares, o projeto Life+Iberlince libertou desde 2014 em Castilla-La Mancha 61 exemplares de linces-ibéricos nascidos em cativeiro.
O desenvolvimento do programa Life+Iberlince para a reintrodução do lince-ibérico em áreas em que tradicionalmente esteve presente, e onde a espécie chegou a desaparecer, permitiu que algumas das fêmeas reintroduzidas tenham já parido no estado selvagem durante as duas últimas temporadas de reprodução.
Um total de 49 crias nasceram na região neste momento, 30 das quais o ano passado, consolidando um número importante de fêmeas territoriais, sete nos Montes de Toledo e cinco na Serra Morena Oriental, em Ciudad Real.
A próxima solta de novos exemplares de lince está prevista para o dia 14, onde serão libertados “Opio” e “Oveja”, macho e fêmea, que irão reforçar a população da Serra Morena Oriental e que nasceram no centro de criação em cativeiro de Granadilla (Cáceres).
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais