Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
A Direção Geral do Meio Ambiente liberta o lince “Otto” nas imediações de Fuente del Arco
15/03/2018
A Direção Geral do Meio Ambiente da Junta da Extremadura realizou, esta quarta-feira, a última libertação de linces na Extremadura durante este ano, no término municipal de Fuente del Arco (Badajoz).
Trata-se de “Otto”, um jovem macho proveniente do Centro de Criação de la Olivilla, que irá juntar-se a outras duas fêmeas (“Noz” e “Namíbia”) já presentes na região de Valdecigueñas.
A solta foi realizada através do método de solta dura e, com este novo exemplar, são já 41 os linces que vivem em liberdade nesta região (20 machos e 21 fêmeas).
Nos 4 anos do projeto, na Extremadura, nasceram em liberdade 23 crias: 6 em 2015, 10 em 2016 e 7 em 2017, o que supõe um futuro esperançoso para a sobrevivência da espécie em terras extremenhas.
Os linces reintroduzidos em 2018 estão equipados com um GPS que irá permitir monitorizar os movimentos e usos do território, essenciais para se verificar as possíveis áreas de interconexão com outras populações da Península Ibérica.
Na solta, para além do diretor geral do Meio Ambiente, Pedro Muñoz, participaram os alunos da escola “Gloria Fuertes” de Fuente del Arco, que apadrinharam a solta dada a sua implicação desde o princípio do Projeto IBERLINCE na Extremadura, nas ações de divulgação. Esta implicação foi também notória por parte do município de Fuente del Arco, que em numerosas ocasiões foi impulsionador no que diz respeito a trabalhos de divulgação com proprietários, gestores de propriedades e população em geral.
As ações de reintrodução do lince na Extremadura iniciaram-se em 2014, como parte do projeto Life+lberlince para a recuperação da distribuição histórica do lince-ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal.
O Projeto Life+lberlince é um projeto transnacional, cofinanciado em 61,57% pela União Europeia e coordenado pela Junta da Andaluzia, no qual participam Andaluzia, Extremadura, Castilla-La Mancha, Múrcia e Portugal. Colaboram ainda o Ministério da Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente e as organizações ambientais como a CBD-Hábitat, WWF, Secem e Adenex, para além das organizações cinegéticas Aproca e a Federação Andaluza de Caça, e as empresas privadas Agroforex, Fomecam e Acajú.
O projeto agradece a colaboração dos proprietários, da Federação Extremeña de Caça, Guarda Civil, Municípios desta área (especialmente Fuente del Arco e Casas de Reina), da Diputação de Badajoz, Mancomunidad de Águas e Serviços de Llerena, das Consejerías de Educação e Emprego, Economia e Infraestruturas, e dos Agentes da Natureza e Universidade da Extremadura (UEx).
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais