Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
Susana Díaz inaugura o Observatório do Lince em Doñana, que atingiu os 448 exemplares na Andaluzia
03/04/2018
Esta instalação terá usos educativos e turísticos, para além de albergar exemplares que já não estão aptos para a reprodução
A presidente da Junta da Andaluzia, Susana Díaz, inaugurou o Observatório de Linces do Parque Natural de Doñana, que terá usos educativos e turísticos, para além de contribuir para a recuperação desta espécie e albergar exemplares que não estão aptos para a reprodução.
Díaz destacou que este novo equipamento, que teve um investimento de cerca de 200.000 euros, responde a um “desejo de muitos setores: a região, o município de Almonte e todos os que trabalham no apoio ao lince”.
O Observatório vai contribuir para que os centros educativos, começando pela escola Doñana de Almonte (Huelva) que o visitou hoje, tenham conhecimento de “como se desenvolve o lince no seu habitat”.
Além disso, Díaz afirmou que o Observatório “irá permitir que os linces que não estão aptos para a reprodução possam ter um ambiente onde desenvolvam e continuem a ter um habitat padronizado”, e que se irá tornar numa atração turística de Doñana.
A população de lince passou de 94 exemplares em 2002, na Andaluzia, para 448 nos últimos censos, aos quais se somam outros 145 no resto da Península Ibérica, o que dá uma ideia, segunda a explicação da presidente, do “importante trabalho, reconhecido internacionalmente e do absoluto respeito pelo meio ambiente” para a recuperação da espécie.
À medida que o número de exemplares cresce, o raio de expansão do lince também aumenta e “devem ser reconsiderados os elementos em que temos que intervir, como a rede rodoviária” para prevenir atropelamentos, disse Díaz, que recordou o último acordo estabelecido entre a Consejería do Meio Ambiente e o Ministério de Fomento para atuar em estradas nacionais.
Armazenamento de gás
Por outro lado, Susana Díaz depositou toda a confiança no governo central por forma e evitar a concretização do projeto de armazenamento de gás nas proximidades do Parque Natural de Doñana.
Díaz considerou que o executivo central, que é quem tem a “responsabilidade” pela área de hidrocarbonetos, “deve ter sensibilidade” e “ter em conta” os relatórios do CSIC e do Instituto Geominero, que advertem para os riscos do projeto.
Por parte do governo andaluz, a presidente insiste, “vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, na tentativa de paralisar um projeto que coloca em risco o pulmão verde da Andaluzia, de Espanha e da Europa”. “Estamos a fazer o que nos compete e esperamos que o Governo o faça o mais rápido possível”, referiu Susana Díaz, que destacou que “não gostaria de enveredar pelo via litigiosa e pelos tribunais; mas para salvar Doñana, fazemos o que for necessário”.
Dados do Observatório
O Observatório de Linces do Parque Natural de Doñana irá contribuir para difundir o programa de recuperação da espécie na Península Ibérica e, irá servir para sensibilizar e consciencializar a sociedade para a importância da sua conservação.
Para além de se poder conhecer os trabalhos realizados para a recuperação desta espécie, nesta instalação, localizada em El Acebuche (Almonte, Huelva), podemos observar dois exemplares provenientes do programa de criação em cativeiro e selecionados pela Consejería do Meio Ambiente e Ordenamento do Território. Estes animais, um macho chamado Eucalipto e uma fêmea de nome Aura, já não se encontram aptos para a reprodução, nem podem contribuir geneticamente para o programa de criação. Cabe destacar que não é conveniente devolver estes indivíduos ao meio natural, uma vez que passaram uma boa parte da sua vida em cativeiro.
Com a abertura deste Observatório, que envolveu um investimento de cerca de 200.000 euros (192.500), a Junta da Andaluzia pretende igualmente melhorar e expandir a oferta em matéria de uso público e de educação ambiental em Doñana, especialmente na área de Acebuche, bem como contribuir para o bom funcionamento do programa de conservação da espécie.
Este centro está localizado num antigo recinto, desativado, para a observação de ungulados, o qual terá sido adaptado e melhorado para poder acolher os dois exemplares de lince-ibérico.
Segundo os dados dos últimos censos, a população atual deste felino em perigo de extinção atinge os 448 exemplares na Andaluzia, 363 localizados na Serra Morena e 85 nas proximidades de Doñana, com um aumento considerável tanto do número de crias em liberdade (125), como de fêmeas territoriais (109).
Se ao total da população andaluza for adicionado a informação fornecida pelas áreas de reintrodução criadas em Portugal, Extremadura e Castilla-La Mancha com o projeto Life+Iberlince, o número de exemplares para toda a Península Ibérica é de 593, um número que pode ser superior caso haja um trabalho na consolidação de novas áreas de reintrodução, aumentando a conexão entre áreas e melhorando a população de coelho bravo.
Estos dados confirmam a boa evolução das populações deste felino, que passaram de 94 exemplares em 2002, com presença apenas na Andaluzia, para os 593 por toda a Península.
É de salientar que o projeto Life+Iberlince, coordenado e liderado pela Consejería do Meio Ambiente e Ordenamento do Território da Junta, dá continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos a partir da Andaluzia para promover a recuperação desta espécie e, que foi reconhecido pela União Europeia em numerosas ocasiões.
Serve como exemplo a eleição do projeto para a Conservação e Reintrodução do Lince-Ibérico na Andaluzia como a melhor iniciativa implementada na Europa nos 25 anos de existência do projeto Life, dentro da categoria Natureza e Biodiversidade. Um facto que vem a avaliar as políticas de conservação de espécies ameaçadas e a biodiversidade desenvolvida pela Junta, além do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos técnicos nesta matéria.
Fonte da notícia: www.juntadeandalucia.es
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais