Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
Participação de grande sucesso, na rota noturna do lince ibérico em Hinojos (Huelva)
31/07/2018
O Consejero José Fiscal destacou a importância deste tipo de atividades educativas para sensibilizar as populações onde habita esta espécie
O consejero do Meio Ambiente e Ordenamento do Território, José Fiscal, participou na passada sexta-feira, dia 27, juntamente com 200 caminhantes nas atividades ligadas à rota noturna do lince ibérico, em Hinojos (Huelva), organizadas pelo Iberlince.
O projeto Life+Iberlince “Recuperação da distribuição histórica do lince ibérico em Espanha e Portugal”, no âmbito do programa das ações de divulgação, programou uma série de atuações de cariz social, educativo e de sensibilização, entre as quais se destacam estas rotas. Com esta iniciativa, pretende-se consciencializar a sociedade para a importância da recuperação e conservação das espécies ameaçadas, sobretudo os habitantes dos municípios da área de distribuição do felino.
Esta rota é a quarta, organizada pelo Iberlince, nos últimos dois meses, nas províncias de Jaén, Córdova e Huelva. O objetivo destas rotas, é dar a conhecer a todos os cidadãos que queiram conhecer a pé, os territórios do lince ibérico, uma das espécies mais emblemáticas da zona.
Antes da rota, os participantes assistiram a uma palestra sobre o tema, ministrada pelos técnicos do projeto, que acompanharam os caminhantes durante todo o percurso. Durante a travessia, foram dados a conhecer, dados essenciais sobre a biologia e ecologia do lince ibérico, assim como as ações levadas a cabo pelo projeto Life+Iberlince, nesta zona. Desta forma, os participantes puderam disfrutar ao máximo deste acontecimento noturno.
No âmbito desta atividade, o consejero sublinhou que proteger o lince ibérico não só salva uma espécie da extinção, mas também conserva um ecossistema - a floresta mediterrânica - e gera atividade económica positiva que por sua vez pode gerar benefícios sociais, como a fixação de população nas povoações “a nossa ideia é também associar a presença do lince num território, a uma marca de qualidade ambiental, e consequentemente ao surgimento de pequenas empresas relacionadas com percursos pedestres guiados, fotografia de natureza, etc. “, acrescentou.
No ano de 2002, a Junta de Andaluzia colocou em marcha o primeiro programa de recuperação do lince ibérico. Naquela época, permaneciam na península ibérica menos de 100 exemplares, todos eles na Andaluzia.
Dezassete anos depois, o número subiu para 593, dos quais, 448 permanecem em terras andaluzas, e o resto em diferentes áreas da península ibérica.
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais