Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
O recenseamento provisório do projeto Iberlince constata o nascimento, até à data, em estado salvagem de 72 crias de lince ibérico na Andaluzia
04/09/2018
O projeto Life Iberlince, coordenado pela Consejería do Meio Ambiente, executou 40% dos censos, correspondente ao ano de 2018.
Os técnicos do projeto Life+Iberlince, coordenados pela Consejería do Meio Ambiente e Ordenamento do Território da Junta de Andaluzia, constataram que o número de exemplares de lince ibérico nascidos esta temporada em estado selvagem na Andaluzia, atinge, à data de hoje, 72 crias. Este número está comprovado pelo censo populacional provisório de 2018, que atualmente se encontra nos 40 % de execução.
De acordo com estes dados, a última época de reprodução registou 32 ninhadas distribuídas nas diferentes áreas de presença desta espécie na região de Andaluzia, o que se traduz num balanço muito positivo mantendo-se esta tendência nos últimos anos.
Por áreas de presença de linces, o número de crias nascidas em liberdade são distribuídas da seguinte forma: na zona de Doñana-Aljarafe foram detetadas 8 ninhadas com pelo menos 18 crias; em Guarrizas, 6 ninhadas com, pelo menos, 19 crias; em Andújar y Marmolejo, 8 ninhadas com 14 crias; em Cardeña y Montoro, 5 ninhadas com 10 crias; em Guadalmellato, 7 ninhadas com um mínimo de 11 crias. No total, na Sierra Morena foram detetadas 26 ninhadas com 54 crias.
Foi em março passado, que os técnicos do projeto Iberlince detetaram as primeiras ninhadas de lince ibérico em estado selvagem. Mais especificamente na área do Vale de Guarrizas (Jaén), onde se detetou uma ninhada de três crias da fêmea “Granadilla” e outra ninhada, na zona de Doñana, da fêmea ‘Lupa’.
Por outro lado, é importante destacar que o número de fêmeas territoriais na região andaluza, aumentou em 2017 para 109 exemplares, um resultado espetacular, se compararmos com os dados de há quinze anos, correspondentes ao censo populacional de 2002, em que se contabilizaram, na Andaluzia, um total de 27 fêmeas territoriais.
O projeto Life Iberlince “Recuperação da distribuição histórica do lince ibérico em Espanha e Portugal” (2011-2018) é o terceiro projeto LIFE aprovado pela Comissão Europeia, que aposta na conservação e recuperação do lince ibérico. Neste projeto, coordenado pela Consejería do Meio Ambiente e Ordenamento do Território da Junta de Andaluzia, participam quatro comunidades autónomas (Andaluzia, Extremadura, Castilla-La Mancha e Murcia) e dois países, Espanha e Portugal.
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais