Recuperação da distribuição histórica do Lince ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. (LIFE10NAT/ES/570)
Eventos
Detetada a primeira ninhada de cinco linces selvagens de linces na área de reintrodução do Rio Guarrizas
30/03/2016
Na passada sexta-feira, dia 25 de março, graças à colaboração dos cidadãos do município de Vilches e do seu presidente, o Projeto LIFE+ IBERLINCE pôde constatar a presença da primeira ninhada de 5 cachorros em ambiente natural na população de Guarrizas.
Neste município, a população de linces convive com a tradição. Durante a Semana Santa os moradores desta vila têm por hábito acampar nas imediações desta localidade conviviendo durante estes dias com os linces existentes na zona.
Nestes acampamentos muitas pessoas têm o privilégio de poder observar esta emblemática espécie como foi o caso de um residente de Vilches. Durante um dos seus passeios encontrou uma caverna da qual ouvia alguns sons que não conseguia identificar e que vinham do seu interior, tendo descoberto que se tratava de uma ninhada de 5 cachorros da fêmea de lince territorial da zona. Imediatamente colocou o presidente de Vilches ao corrente que, por sua vez, notificou o técnico do Projeto Iberlince responsável por esta área.
Depois de se verificar de que os cachorros se encontravam bem, foi montado um dispositivo de vigilância mediante observação direta e fotoarmadilhagem para poder certificar que a mãe não iria abandonar no covil após o encontro acidental com esta cidadão. Embora seja uma sorte poder disfrutar do avistamento de 5 cachorros de lince de aproximadamente um mês, não devemos esquecer de que se tratam de animais selvagens. Devemos ter em conta que estes animais são muito desconfiados, e que quando encontrados acidentalmente, pode levar ao abandono dos cachorros se o vínculo entre mãe e filhos, o qual se establece nas duas primeiras semanas de vida, ainda não tenha acontecido. Não foi o caso, já que estes cachorros tinham aproximadamente um mês, constatando-se por fotoarmadilhagem a troca de covil para um novo numa zona próxima. Na incerteza da presença de cachorros, devemos sempre ficar distantes da zona para permitir a maior tranquilidade e evitar desconforto ao animal, que deve sentir-se seguro em qualquer momento. Desta forma, iremos evitar o possivel abandono ou a perda de algum cachorro ao ter que procurar outra zona alternativa para criar a sua ninhada.
É bonito observar como a vida evoluindo apesar de alguns impedimentos que a própria natureza impõe. O declínio da população de coelhos na zona devido à nova estirpe da doença Hemorrágica Vírica que afeta o coelho, a principal presa do lince-ibérico, não tem sido um fator de limitação à reprodução desta fêmea, que poderá conseguir que as suas 5 crias cresçam em segurança. Lembre-se que normalmente as ninhadas de lince contam com 1 a 4 cachorros, sendo que 5 é uma exceção maravilhosa.
Notícias

-
30 Dezembro 2018
Encontrado o cadáver de um macho de lince-ibérico na área de Guadalmellato (Córdoba)
Ver Mais -
04 Dezembro 2018
Os técnicos do projeto Iberlince relatam na revista “Quercus” como passar de 90 a 590 linces
Ver Mais -
30 Novembro 2018
Entrevista do diretor do projeto Iberlince, no jornal “El Independiente”
Ver Mais -
30 Novembro 2018
A recuperação do lince ibérico, entre os marcos da ciência nos últimos 40 anos
Ver Mais -
29 Novembro 2018
O Projeto Iberlince apresenta uma série de documentários “De Humanos e Linces”, contados pelos seus protagonistas
Ver Mais -
26 Novembro 2018
Uma fêmea de lince-ibérico morre atropelada na estrada A-481
Ver Mais -
23 Novembro 2018
Encontrados dois cadáveres de exemplares de lince-ibérico
Ver Mais -
30 Outubro 2018
Fiscal assegura que a conservação do lince ibérico é um êxito devido ao empenho coletivo de todos os envolvidos
Ver Mais -
26 Outubro 2018
Iberlince reúne especialistas em conservação de diferentes projetos Life num seminário internacional
Ver Mais -
19 Outubro 2018
O projeto Iberlince organiza um seminário internacional sobre conservação do lince ibérico e conflitos sociais
Ver Mais -
15 Outubro 2018
Iberlince liberta em Doñana um lince ibérico para promover o reforço genético da população no meio natural
Ver Mais -
11 Outubro 2018
Aurora, uma pequena cria de lince em Doñana
Ver Mais